quinta-feira, 24 de março de 2016

PTAM traz aumento de renda e reconhecimento profissional ao corretor


O profissional pode e deve investir na carreira.
Entender como precificar o imóvel do seu cliente é fundamental para a profissão.
Como saber se o valor do imóvel colocado à venda está correto? O proprietário que jogar o valor para cima pode afugentar interessados. Se fizer o contrário, perderá dinheiro. O corretor que souber fazer a avaliação do bem conseguirá clientes e aumentará a sua renda. Mas isso passa pelo investimento na carreira e pela profissionalização.
Muita gente não conhece o PTAM – Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica. Com ele, é possível determinar o valor de mercado do imóvel, avaliando-o para fins de comercialização. “O parecer técnico deve ser feito por um profissional preparado. Mas o corretor pode e deve atuar nesta área. Basta que se prepare para isto”, afirma o conselheiro federal do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) Luiz Fernando Pinto Barcellos.
Segundo ele, para que o corretor esteja habilitado para elaborar o parecer técnico, é preciso que ele faça um curso e se inscreva no Creci. “O trabalho do corretor tem que ficar cada vez melhor. O Cofeci criou um cadastro nacional de avaliadores imobiliários. Podem fazer parte dele os corretores que já estiverem preparados. Os cursos disponíveis no mercado – várias instituições o oferecem – são específicos para os corretores”, detalha o Barcellos.
O Cofeci faz avaliação do conteúdo dos cursos voltados aos corretores para que tudo esteja de acordo com as necessidades do profissional. “O corretor precisa buscar mais qualificação. O PTAM é um caminho para o aumento de renda. Além disso, podemos dizer que se trata de uma prestação de serviços que traz reconhecimento profissional”, completa o conselheiro federal do Creci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário